LiveZilla Live Chat Software

Como voltar aos exercícios depois do Carnaval? | Body Health

Como voltar aos exercícios depois do Carnaval?

Depois de uma maratona de festas, desfiles, bailes e blocos de Carnaval, recuperar o corpo após dias intensos de folia nem sempre é uma tarefa fácil.

Depois de todo esse agito é preciso voltar à rotina de treinos com cautela para que não ocorram graves lesões e fortes dores musculares. Uma pausa curta, como, por exemplo, quatro dias de Carnaval, não é suficiente para levar a uma grande perda de massa magra e nem de flexibilidade ou resistência. Porém, é possível que o atleta note uma pequena diminuição da força, por isso é importante voltar com calma. Ao retornar de um período sem treino é preciso ter cuidados especiais, principalmente com as cargas usadas nos aparelhos, que devem ser reduzidas.

Durante o carnaval, é comum consumirmos mais bebidas alcoólicas e o álcool é diurético, por isso é importante reforçar a hidratação após o período de folias. Beber água, sucos e água de coco vai manter a hidratação do seu corpo, evitar a retenção de líquidos e garantir um melhor funcionamento do seu organismo. Faça refeições mais leves nos próximos dias e evite o sal, que faz seu corpo reter líquidos. Dê preferência para verduras e frutas, principalmente as com maior percentual de água, como abacaxi e melancia.

O aquecimento, assim como o alongamento, tem a função de preparar o corpo para a atividade física, e não é diferente para quem está voltando: “Nesse caso específico, quanto mais suave for a transição do estado de inércia sedentária da pessoa para o exercício, mais seguro e benéfico será. Sempre que sentir desconforto durante a atividade física, interrompa o exercício imediatamente. Deite e coloque os pés apoiados para cima com as pernas estendidas. Isso ajuda a melhorar a sensação de mal-estar. Caso não melhore, procure um médico antes de retornar aos treinos.